CAPRICHO 1001
Oi, geralmente não explico colunas nem nada, mas essa surgiu de uma maneira especial e tudo começou com a publicação desse mico, que na época tinha um formato diferente dos de hoje: as leitoras enviavam e eu os adaptava em forma de conto, mas mantinha praticamente tudo o que a leitora contava ou expressava no mico. Bem, segue o mico:
AMIGA SUPER-PATRIOTA
Livremente inspirado no mico de... Anônima
Fulana esperava o portão do colégio abrir junto com a amiga Cicrana. Como não tinham mais fofocas pra fazer, Fulana ficou olhando ao redor até reparar em algo. Aí ela comentou:
— Cicrana, olha só o tamanho daquela bandeira do Brasil naquela janela. O morador deve ser muito cafona. E aposto como deve ser baiano.
— Ah, é?! Pois eu tenho uma igual na minha casa, pendurada na minha janela!
Fulana ficou tão impressionada com o patriotismo e baianice da sua amiga Cicrana que não sabia onde enfiar a cara e deu um jeito de pedir para o porteiro do colégio abrir o portão que ela precisava ir ao banheiro. Provavelmente para enfiar a cara no vaso e dar descarga.
Moral do mico: nunca fale mal de um patriota ou de um baiano, você nunca sabe quando tem uma praga dessas por perto.
Bem, depois da publicação desse mico, a redação recebeu diversos e-mails de baianas enraivecidas de todas as idades e a editora pediu pra eu escrever uma resposta pra elas. Eis a resposta:
Você já contou piadas de negro? Você é racista!
Você já contou piadas de português e argentino? Você é xenófoba!
Você já contou piadas sobre Jesus, Deus ou de padre? Você é atéia e vai para o Inferno!
E se você não contou mas achou graça de qualquer uma dessas piadas, o mesmo vale para você!
Mas como você é uma leitora inteligente e sagaz, você sabe que a maioria das pessoas que conta essas piadas e as que acham graça delas não são nenhuma dessas coisas.
No entanto, em toda roda de piada, tem sempre aquela pessoa que não entende a piada ou só ri depois que todos já acabaram de rir.
Mas em relação a última polêmica criada por algumas leitoras deste “preconceituoso” humorista, acho que qualquer criatura sensata sabe que o(a) baiano(a) é tão somente uma pessoa nascida na Bahia e criada na cultura baiana, o que não quer dizer que ela seja nem melhor nem pior do que um paulista, um gaúcho ou um amazonense, apesar de, absurdamente, a maioria dos estados brasileiros acharem-se uns melhores do que os outros.
Concluindo, é claro que os baianos não são cafonas e muito menos uma praga, mas gente burra é!
E é claro, depois disso, me senti na obrigação humorística de fazer uma coluna sobre a Bahia e seus encantos... ;-)
O QUE É QUE A BAHIA TEM?
Tem as Casas Bahia, que nos deu um dos garotos-propagandas mais malas da TV brasileira!
Tem o Jorge Amado, que é idolatrado por muitos dos seus conterrâneos que jamais sequer abriram uma página de seus livros!
Tem bairrismo tão sem noção como o dos gaúchos!
Tem o mais famoso carnaval de rua do Brasil, onde todo mundo dança mijado porquê não consegue sair do aglomero e faz xixi nas calças mesmo!
Tem Axé Music, que virou uma das modas musicais mais chatas do país! Só perde para o Jota Quest!
Tem o ACM, que é a maior prova de que os políticos fazem o que querem e que a impunidade manda no Brasil!
Tem o Caetano Veloso, que faz músicas muito bacanas, mas que quando dá entrevista diz mais besteira do que este colunista!
Tem terreiro de candomblé em tudo que é canto, o que causa um transtorno pros habitantes, que tem que desviar de despachos e galinhas mortas em todas as esquinas!
Tem vatapá e acarajé, que é uma delícia, mas que deixa o turista desavisado todo cagado!
Tem a Carla Perez, que muito fez e contribuiu para a “curtura” brasileira!
Tem o Popó, que deveria virar super-herói e dar umas bolachas no ACM!
Tem o Monte Pascoal, que foi a primeira coisa que o Cabral avistou e que se não tivesse avistado, talvez hoje a gente fosse europeu!
E ainda tem gente mal-humorada e meio lenta das idéias que lê piada, não entende e fica com raiva!
Jerri Dias teve que cancelar suas férias na Bahia.
Comentários
Mto engraçado!
souu baaiana e adorei a materia!!!
Gosto muito do seu humor e das suas piadas... Sempre que eu compro a revista CH, eu vou direto ler o mico da galera, haha.
Ta, mais chega de enrolação!
Bom, eu sou baiana... Mas por favor não pense: ' mais uma que vai se queixar ' . Porque não é assim. Eu vou dizer os motivos pelo qual não gostei da piada:
Não só você, mas acho que quase todos os humoristas, tem sim um certo preconceito com a Bahia... Nem adianta dizer que não. Porque são feitas as piadas dizendo que o baiano é preguiçoso? Ninguém tem como provar isso, meu!
E o seu texto 'O que é que a Bahia tem?' , eu achei muito preconceituoso. Você não falou o que a Bahia tem, e sim o que a Bahia não tem! Só falou muito mal. E isso não é má interpretação minha... Toda desculpa de humorista é ficar dizendo: Se faz um piada falando de negro é preconceito e etc etc etc.
Na realidade é tudo preconceito sim. Eu acho que você tem o seu direito de fazer suas piadas, e nós temos o direito de não gostar e criticar.
Outra coisa que eu não entendi: De onde saiu todo esse ódio pelo ACM! Nossa cara, você falou muito mal de uma pessoa que foi e será sempre muito amada na Bahia, porque ele sim, fez muitas coisas por nós.
Jerri, é só isso ta. Essa é a minha critica e tenho certeza que depois de todos os comentários sobre esse artigo, você pensará melhor antes de criticar tanto a Bahia e os baianos que lêem os seus contos.
;)
Gosto bastante de você, nao compro mais CH mas sempre que posso leio seu blog da capricho e esse daqui. Sou baiana, mas todos de minha familia sao de são paulo e de curitiba, e agora estou morando em sampa, e sei bem na pele o que eles pensam sobre nao só dos baianos mas de todos os nordestinos. Não quero que voce pense, tambem, que sou mais uma reclamando.
Você entende, que nao é o fato de nao entender as piadas ou demorar de fazer isso, mas é questao de respeito à cultura do outro. Isso foi o que me chamou atençao em comentar esse post. Penso que voce nao deveria falar dessa forma (nao querendo dizer o que voce deve fazer ou nao, é so uma opnião), pois você nao deixa de ser uma referencia para muitas adolescentes que leem seus posts. Adolescentes que estão em processo de desenvoltura de sua opnião. Eu entendo a sua mensagem nesse post, mas pode ocorrer uma má interpretação aí.
Quando voce diz 'o que é que a bahia tem' voce coloca coisas que como diz Lorena, a bahia nao tem, talvez ate no caso do caruru e vatapá talvez, mas muita coisa ali é sim esteriótipo. E acho que quem é baiano (a) e acha graça dessas piadas nao tem nem um pouco de senso critico.
Beijos!!!
Sorry :/
Sou baiano(a) e preciso te informar de algumas coisas:
1) Por mais incrível que possa ser as casas bahia não surgiram na Bahia(na verdade elas só chegaram a salvador a mais ou menos um ano). E essa é uma pergunta que todo baiano fazia: Porque as casas bahia tem esse nome e não existe na Bahia?
2) Eu concordo plenamente com a sua crítica com relação ao fato dos baianos não valorizarem os livros do nosso grande escritor Jorge Amado. Essa é na verdade uma pergunta que me faço: porque vestibulares de outros estados adotam livros de Jorge Amado e a UFBA(Universidade Federal da Bahia) não adota?
Bom é isso e realmente não sei porque os baianos não dizem que alguem fez paulistada ou gauchada(tudo bem que para os gaúchos sobraram a fama nde gays) quando alguém fez alguma merda.
Coomo assim? "Tem terreiro de candomblé em tudo que é canto" isso não é verdade, nunca passei por nenhum! aqui tbm temos muitos católicos como eu, protestantes, espiritas, judeus e pessoas d outras tantas religiões.
Com essa sua "resposta" vc contribuiu ainda mais com o preconceito que sofremos. Decepcionaste
paciencia ne u_u
eu sou da bahia
Uma vez ofereci um curso todo em PDF para ele,de montagem e manutenção de compoutadores, e ele me perguntou "acreditem" se as video-aulas eram muito demoradas! entre outras cositas mais... Valeu galera mas sem ofensa, tem que dar risada mesmo, porque a cultura acho que nao muda!