AMOR BRASILEIRO - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO - Literatura
Amor Brasileiro é um livro de contos escritos para o Jornal do Brasil entre setembro de 1975 e setembro de 1976. Os contos foram reunidos em livro e publicadas pela editora José Olympio em 1977 e mais tarde pela L&PM (foto).
Algumas pessoas podem estar estranhando porque uso a terminologia contos e não crônicas, como costumam usar. Acontece que contos são obras ficcionais curtas que podem ter de 1 linha (micro conto) até 30, 40 páginas em alguns casos. Crônicas são textos que falam sobre fatos e personagens reais e geralmente tem a ver com algum fato que saiu na mídia na mesma semana da publicação da crônica. Ou seja, é um comentário literário ou jornalístico e as personagens citadas existem.
Considerando que os personagens de Veríssimo são ficcionais e sua situações, embora em sua maioria, possíveis de acontecer no mundo real, não tratam de fatos acontecidos, mas de eventos criados por um autor. Logo, ficção; portanto, conto.
Já em relação ao livro, Veríssimo nos dá novamente um retrato debochado, irônico e sarcástico da classe média e burguesia brasileira com seus personagens sempre em conflito com familiares, parentes, amigos e colegas de trabalho. Com alguma dose de surrealismo e lirismo em alguns contos em conjunto com diálogos curtos e dinâmicos que são sua marca registrada, Veríssimo garante diversão de alto nível para quem aprecia uma boa comédia e o patético da condição humana.
Comentários