TROVÃO TROPICAL (Tropic Thunder, EUA, 2008) - Crítica Retrô
Sinopse
Três atores consagrados e um rapper protagonizam mais um épico sobre a Guerra do Vietnã. Egocêntricos, neuróticos e um tanto loucos, eles acabam se colocando em uma situação de guerrilha real pensando que ainda estão atuando no filme.
O diretor
O diretor e ator Ben Stiller tem uma carreira bastante irregular em termos de comédia. Apesar de sua popularidade geralmente permanecer intacta diante do grande público, para os críticos ele geralmente é um ator e diretor mediano que volta e meia decepciona tanto quanto surpreende.
QUERO FICAR COM POLLY; DUPLEX; OS EXCÊNTRICOS TEENENBAUMS; HERÓIS MUITO LOUCOS; CAINDO NA REAL; SEUS AMIGOS, SEU VIZINHOS”; QUEM VAI FICAR COM MARY e O PENTELHO são os títulos na extensa filmografia de Stiller em que ele consegue exibir seu talento em bons roteiros.
Os atores
Ben Stiller é Tugg Speedman, herói de filmes de ação mega-trash onde ele sempre salva o mundo, mas que quer ser reconhecido por seu talento dramático, que ele aparentemente não tem. E como ator, Stiller sempre foi reconhecido por suas comédias, embora volta e meia ele mesmo tente papéis dramáticos em filmes menores, mas sem muito sucesso.
Jack Black é Jeff Portnoy, comediante viciado em drogas que só faz comédias estilo baixaria. Inspirado em John Belushi, Eddie Murphy e nele mesmo, essa é uma das poucas performances decentes de Black.
Brandon T. Jackson é Alpa Chino, um rapper fodão que esconde sua homossexualidade através de letras sexistas, machistas e misóginas. Mais um deboche às muitas produções que escalam cantores famosos simplesmente para garantir mais bilheteria através dos fãs.
Robert Downey Jr. é Kirk Lazarus, o super ator ganhador de 5 Oscars convidado a emprestar seu nome e talento para dar respeitabilidade ao filme de guerra cheio de clichês. Ator do “Método”, Lazarus passa por uma cirurgia para se transformar em um sargento negro e nunca sai de seu papel, criando conflitos étnicos com Alpa Chino o tempo inteiro. Ironicamente, Downey Jr. acabou ele mesmo concorrendo ao Oscar 2009 de melhor ator coadjuvante por sua sátira aos atores oscarizados.
Tom Cruise é Les Grossman, o horroroso e desbocado chefão do estúdio produtor, cujos valores pessoais de vida são uma conta bancária enorme e mulheres para transar. Se não fosse Tom Cruise, Downey Jr. teria sido a melhor coisa do filme, mas a bizarra caracterização de Cruise gordo e feio neste papel é o melhor achado do filme. Ainda bem que ele e Downey Jr. nunca estão na mesma cena juntos ou seria difícil saber em quem prestar atenção.
O filme
TROVÃO TROPICAL é um daqueles filmes em que você acha que todas as piadas boas estão no trailer, e é uma hilária surpresa ver que o filme é muito mais engraçado que o trailer. Provavelmente o melhor e mais inspirado trabalho de Stiller até o momento.
Geralmente filmes desse tipo, com atores com Ben Stiller e Jack Black, acabam sendo filmes com um fiapo de roteiro onde parece que deixam toda a comédia ser feita através da improvisação dos atores, o que geralmente acaba em piadas sem graça alguma, pois não existe um objetivo a ser alcançado ou uma estrutura coerente para se construir a narrativa.
Por sorte, Stiller e Justin Theroux escreveram um bom roteiro e parecem seguí-lo, pois as situações cômicas vão sendo construídas e elaboradas até uma resolução real e verdadeiramente divertida.
E com um bom roteiro e bons personagens, atores decentes e bons podem fazer maravilhas.
Filme dentro de filme, ator dentro de ator, o filme é uma salada metalingüística e uma sátira bem-humorada e criativa sobre Hollywwod, os estúdios e seus atores e produtores de ego inflado-quase-explodindo.
Certamente uma das melhores críticas debochadas à indústria cinematográfica americana que há para se assistir e a melhor comédia de 2008.
Imperdível!
Os créditos finais! Veja Cruise rebolando e arrasando!
Comentários