É RACISMO? - Ensaio

Ele está errado? Eles estão errados? E os justiceiros sociais?

Esses tempos postei essa foto em um grupo de humor sobre cinema e séries. Apesar da maioria ter rido, algumas pessoas (brancas pelo que vi), ficaram zangadas e começaram a dizer que era uma postagem racista. Em seguida a foto foi apagada do grupo.

Quando decidi postá-la, eu pensei sobre a imagem e se poderia ser encarada como racista e a resposta foi... sim, poderia. Poderia porquê estamos em tempos de analfabetismo funcional, justiceiros sociais e ironia, sarcasmo são formas de humor não compreendidas por pessoas com problemas cognitivos nessa área. Que são muitas. Mas aí me perguntei, "A foto era racista?" E a conclusão que cheguei foi... não.

Como cheguei a essa conclusão?

Bem, essa é uma foto de uma festa de Halloween (pesquisei sobre ela) onde alguns amigos ou colegas decidiram fazer um cosplay do Scooby-Doo. Bem, até onde eu sei, pessoas de qualquer etnia podem fazer o cosplay que bem entendem, incluindo mudar o gênero e a etnia de seus personagens. Nesse caso, o rapaz negro mudou a espécie, mas enfim, acho que a intenção da brincadeira era essa.

Não creio que o rapaz negro da foto tivesse intenção de se mostrar subserviente aos seus amigos brancos, me pareceu que ele viu uma oportunidade de fazer algo engraçado usando a cor de sua pele. Assim como talvez algum branco já tenha pintado manchas pretas em sua pele para fazer cosplay de 101 Dálmatas.


Alguém acha que Scooby-Doo é inferior aos outros personagens?


Também não me parece provável que o rapaz negro tenha sido ameaçado ou torturado pelos brancos da foto para fazer o papel de Scooby-Doo, um cachorro que fala e age como humano. Também acho improvável que ele fosse se prestar a fazer o papel de um cachorro de verdade, do tipo que não fala e apenas obedece o seu dono.  Recentemente houveram casos no Brasil de eventos onde pessoas brancas pagaram pessoas negras para se vestirem de escravas e servirem brancos como no século XIX. No caso brasileiro me pareceu existir um desrespeito histórico com os descentes de escravos (os negros contratados) e uma intenção nostálgica/racista na proposta das pessoas quem criaram esse eventos.

Agora, porque um negro fingindo ser um cachorro por livre e espontânea vontade numa festa seria racismo? Como todos sabem, o nome do desenho animado já teve algumas variações, mas Scooby-Doo sempre foi considerado o protagonista do programa. É o nome dele no título do desenho. Eu lembro dele ser sempre tratado como igual pelo Salsicha e todos os outros personagens. Então porque um negro não pode fingir que é Scooby-Doo? E quem tem o direito de dizer que isso é ou não racismo? Pessoas brancas podem dizer para esse negro que ele está errado e não deveria fazer isso? Na postagem do grupo foi isso o que aconteceu, pessoas brancas ficaram indignadas. Mas elas ficaram indignadas porque eu, homem branco, postei a foto? Se eu fosse negro, eu teria liberdade para postar a foto? Ou elas ficaram indignadas porque um negro decidiu fazer um papel de um personagem que é um cachorro (algo que todos brincamos um dia)? Se foi isso, pessoas brancas tem o direito de decidir/criticar o que uma pessoa negra pode ou não fazer?

Como disse antes, pesquisei a foto e descobri que ela causou comoção lá nos EUA.  Mas a comoção não foi tão grande a ponto de achar um único artigo decente sobre o assunto, apenas umas postagens xingando e um artigo falando sobre como algumas pessoas estavam um tanto perturbadas com a foto. Não deu pra saber se essas pessoas que ficaram perturbadas eram da comunidade negra ou justiceiros sociais.  

Então, caso tenha algum(a) leitor(a) negro(a) por aqui, me parece que vocês é que tem que dizer se esse rapaz negro está no direito dele de brincar de Scooby-Doo com os amigos ou se ele fez algo que desrespeitou o passado histórico e deveria pensar duas vezes antes de fazer cosplay de algum personagem com sua cor de pele. Seja ele humano, animal de outra espécie ou alien. Ao mesmo tempo, também temos a questão de liberdade individual desse rapaz. A comunidade negra tem o direito de proibir ele de fazer esse tipo de coisa caso ele queira? Porque, pelo que entendi da foto, ele não concluiu que isso fosse incentivar ou fazer apologia a algum tipo de racismo. Ou ele pode simplesmente não ter pensado sobre o assunto. Mas sendo ele um negro nos EUA, tenho certeza que passou a vida inteira observando e sentindo os efeitos do racismo. Então, acho improvável que ele seja socialmente alienado das lutas de seu povo.

Era isso. Aguardo suas observações.   


Comentários

Postagens mais visitadas