PICABU Nº 4 - Quadrinhos

Ilustração de Moacir Martins (clique para ampliar).

Bom, em primeiro lugar não precisa se preocupar em comprar os 3 primeiros números, até porque já fazem 17 anos desde o lançamento da Picabu n° 3.

Mas para quem já conhecia o fanzine dos anos 90, vai ficar contente de saber que além de seguir o mesmo estilo; autores independentes contando narrativas surreais, eróticas e políticas; a PICABU agora virou uma revista de qualidade de 96 páginas em PB com um belo acabamento gráfico.

Nada mais justo, visto que alguns dos mesmos autores de 17 anos atrás estão de volta mais maduros e experientes em sua arte junto com uma nova geração de roteiristas e ilustradores.

E o que, exatamente, você encontra na PICABU?

Bem, tentar decifrar os quadrinhos desses autores é uma tentativa que cabe a cada leitor, pois a maioria delas aposta na capacidade de cada um em se deleitar com o estranho, o bizarro e o simplesmente indecifrável. Em alguns dos trabalhos a sensação é de estar lendo um sonho. Ou um pesadelo.

A revista abre com a instigante “Mathias Rosner”, de Fabiano Gummo, onde o cientista do título desenvolve uma estranha teoria de que, ao tocar nossas vozes ao contrário, elas revelarão mistérios e desejos de nosso inconsciente.

Carlos Ferreira apresenta “Ondas”, onde belíssimas ilustrações inspiradas em xilogravura narram uma tragédia circular.

O mundo de cabeça para baixo é o que inspira a surreal e silenciosa narrativa de Rafael Sica.

Carlos Ferreira retorna mostrando sua versatilidade em um estilo mais convencional, mas não menos talentoso, ilustrando o conto “Telencéfalos” do escritor Leandro Adriano sobre um estudante de medicina que pensa demais ao dissecar um cérebro.

Telencéfalos, de Leandro Adriano e Carlos Ferreira (clique para ampliar).

O erotismo corre solto com os traços de Moacir Ferreira na história com a edição mais "cinematográfica" da revista com um homem, uma mulher e uma ducha.

“Vostok” de Fabiano Gummo, me lembrou o tipo de cena de algumas criativas séries americanas, com diálogos fluídos e inteligentes.

Nik Nevs ilumina as páginas revista com suas ilustrações no estilo linha clara. Com roteiro de Leandro Adriano, “Homem-Sedento” mostra homens-lanterna perdidos no deserto da burocracia.

“Escândalo”, de Rodrigo Rosa é a HQ mais tradicional e crítica da revista. A briga de uma celebridade torna-se foco de atenção da sociedade através da mídia sensacionalista de sempre. A crítica à futilidade da TV e das famosidades já teve HQs demais para se exigir muita originalidade de Rosa, mas os diálogos engraçados, o desenlace irônico mantém o interesse. E a última ilustração joga na nossa cara que a solidão individual é coletiva.

Escândalo, de Rodrigo Rosa (clique para ampliar).

E dá-lhe mais putaria em “Caros Amigos”. Moacir Martins retorna com um triângulo amoroso que termina deixando um dos lados na mão...

Nik Nevs também retorna novamente com seus mágicos, dançantes e românticos homens-lantera. Simpáticos como mímicos. Sim, eu gosto de mímicos.

Magique, de Nik Nevs (clique para ampliar).

“A Contagem”, com roteiro de Guaraci Fraga e desenhos de Rodrigo Rosa mostra o drama de humor negro do menino burro da sala que tem que acertar apenas uma pergunta pra não repetir o ano novamente. No final, ele se revelará mais esperto do que parece.

E Rafael Sica fecha a revista com seus traços originais na cosmética história do homem sem rosto.

Como todo quadrinho independente, os autores da PICABU desafiam seus leitores a explorar narrativas e anti-narrativas intrincadas e complexas como um bom labirinto.
E quem não gosta de se perder em um labirinto?

Interessado? Conheça o blog e entre em contato com os autores.

PICABU

E compre a revista por apenas R$ 10,00 através do e-mail:

revistapicabu@gmail.com

Lembrando que a revista tem conteúdo adulto.


ENQUANTO ISSO...


Ainda não deu presente do Dia dos Namorados?
Ainda dá tempo com essas dicas ultra-caprichadas.

E tem post novo lá no Blog da Capricho.


40.000 VISITAS!


Valeu, gente!
Sempre me esforçando pra fazer um blog decente pra mim e pra vocês!


CIBO MATTO – Know Your Chicken

Esta banda nova-iorquina formada por duas japonesas fazia um rock pop alternativo irreverente e muito gostoso de ouvir como essa canção, que diz pra você conhecer melhor a sua galinha. E elas estão falando da galinha da fazenda, não daquela sua amiga.

Comentários

Dani disse…
Oi, Jerri! Tudo bem ai contigo?
Bom, vim te avisar por comentário mesmo que demorei, mas postei o teu texto sobre bullying lá no blog =]

Agora estou explicando pro pessoal o motivo da pausa (a mais sem educação eu também, parei tudo lá sem dizer nada...ehehehee)

Tá praticamente o post inteiro lá mesmo!
É quem parte que precisava fazer link junto, e eu coloquei as iniciais das escolas pq não sabia se era pra deixar o nome delas, mas no final tem o endereço do teu blog e do post na íntegra!

Uma boa semana ai pra ti!!
Dani
Unknown disse…
Bom,, achei interessante a revista, depois eu vou procurar pra comprar, tenho um amigo nerd q é viciado em quadrinhos, vou ver se ele compra pra eu pedir emprestado!
kkkkkkkkkkkkkk

beijo beijo

PS: vc ainda nãoo visitou meu blog Jerri?
Fer disse…
jerri, adorei esse quadrinho deve ser legal, nunca tinha escutado falar nele, mas vou ver se encontro ;)
enquanto as 40.000 visitas, nada mais justo a você nao é?
e essas materias de namorados so me deixam mais triste, vo vira um solteirona encalhada com 15 gatinhos.
Beijos
Rodrigo Rosa disse…
Valeu a dissecação, Jerri. Abraço do amigo
Carlos Ferreira disse…
Jerri, tu deu os toques certos!
Todo o Bestiário gostou pacas!
Abraço
M disse…
fiquei c pena do coelho. revistinha interessante, desculpe + detestei a music
ooi,
adorei a matéria :)
como sempre suas matérias, post, e lalala são ótimas ;]
visita meu blog e diz o que achou?
www.limaocom-acucar.blogspot.com

beeijos :D
megustastu disse…
olá Jerri,
seu blog ta super bacana, e sem falar
que suas colunas são de dar dor na barriga.
parabéns :D
Anônimo disse…
Parabéns por fazer um blog tãão legal! Tá d+...
Você pode visitar?
www.ffancy.blogspot.com e www.limaocom-acucar.blogspot.com

Estou esperando a sua visita. Deixe um comentário falando oq vc achou.
Li disse…
Hey jerry!
jerrizinho, querido, isso é uma causa nobre. Use e abuse do seu poder lá na capricho KKKKK e por favor, COLOQUEM O LUCAS TILL NA CAPA! eu já disse isso milhões de vezes no clube da leitora, mas não acho que eles vão levar a sério meus comentários. Então, jerri, por favor, preciso mesmo de ajuda! o que eu daria por uma capinha com o lucas! ah, jerri, por favor, POR FAVOR MESMo!não, sério, não acho que eles leriam meus comentários e levariam a sério. mas é tão intenso, jerri, por fvar, essa entrevista da revista da emma ficou tão curtinha, jerri, é sério!
eu SEI que vc é só do lado do humor, jerri, mas por favor, troca umas idéia com a tati, diz que tem menina doida, DOIDA com o lucas till, e jerri, ah, jerri, eu assino há tanto tempo e nunca me deram uma capa que eu quero...eu sempre peço e nunca colocam. isso é golpe baixo KKKKK eu sei, mas JERRI, por fvaor, fala com eles! brigada.
Hanaê disse…
Brigada pela ajuda haha. Mas eu realmente não queria que lessem meu blog, e tal, era mais pra dramatizar e desestressar, mesmo..
Amelie Heringer disse…
Hahaha, fala sério jerri, eu tenho lá minhas 30 seguidoras, e voce tem quase 300, é até constrangedor pra mim, ver voce nos comparando. hahah

Queria que fosse fácil assim padrinho.
Bom, como voce já sabe, eu sou "comportada".
E recentemente tive meu primeiro beijo.
Foi bom até.
Nao vou entrar em detalhes, a história é muito complicada.

Mas, eu sempre fui vista como a 'santinha', entao se alguém me vê flertando com alguém, ou quando eu demonstro interesse, as pessoas já vem com mil pedras nas mãos dizendo que 'eu nao era assim, que eu to ficando safada, bla bla bla'
Não que eu me importe sobre o que estão falando de mim.
Mas do jeito que as fofocas correm soltas no meu colégio, nao há como chamar um garoto pra sair, ou dividir um pão de queijo sem que os outros pensem besteria.
E esse seria um bom motivo pras biscates (desculpe o termo) do meu colégio me olharem daquele jeito, como quem diz:
'a santinha hein, ham , de santinha a a safadinha ... '

E isso ja aconteceu uma vez, quando tinha um garoto que estava muito afim de mim, mas eu nao estava afim dele.
E um dia ele reclamou que só ele me ligava, e pediu pra mim ligar no dia seguinte.
Só que ele era extremamente gentil comigo, nao consegui dizer nao.
E no intervalo eu fui ligar pra ele, e comecou um burburinho, que eu tava ligando pra meu namorado que a gente tava ficando e nao sei mais o que.
eu quase tive um colapso.
nao fiquei me explicando nem nada, só disse que a gente nao estava namorando, muito menos ficando.

voce acredita que no final da aula ainda, vieram falar comigo as meninas mais 'rodadas' do colégio, pra me darem conselhos.
hahahaha
dizendo que eu nao devia ligar pra ele.
que homem e tudo igual, que é ele que deve vir atras de mim.
Eu rí, agagradeci, mas disse que nao precisava dos conselhos delas.

acho que elas pensaram que eu estava entrando pro time delas.
hahahah

entao quando estou flertando com alguém tento ser sempre discreta e sigilosa. :)

beeijos padrinho.

Amélie.
PodRir disse…
Obrigado pelo comentário no blog do PodRir... Temos que concordar que o BG ficou alto mesmo, por falha do cara que faz a edição... Quanto as "músicas meio brega" de fundo, é questão de gosto... Esperamos realmente ser tão bons quanto o nosso publico deseje e espero que algum dia você torne a nos ouvir, certamente mais "profissionais"... Mais uma vez, obrigado!!!
Hermes disse…
Só pra dizer que mudei o endereço http://naquintadimensao.blogspot.com/ muitas explicações. Depois dou uma passada e reparo melhor nesses quadrinhos, me pareceram sacanas, hehauh, abraço.
Cammy S. disse…
O fundo é rosa e a letra tá verde-escuro? não tem dificuldades Jerri!

falando do seu post,pelo jeito é muito bom,pena que as edições são bem antigas!
Será que coisas que falamos lidas ao cobntrario revelam alguma coisa?
será?
teoria de conspiração!

Postagens mais visitadas