RICHARD DAWKINS FALA SOBRE RELIGIÃO
Richard Dawkins é um intelectual especializado em diversas áreas científicas que ultimamente tem escrito diversos livros sobre religião e evolucionismo. Aqui, neste pequeno trecho de uma palestra, ele fala sobre como a educação religiosa pode ensinar crianças a serem racistas e intolerantes com outras religiões. Eu estudei em escola Adventista e era mais ou menos isso que alguns professores ensinavam nas aulas, que os Adventistas iriam ser salvos por Jesus e os não-Adventistas iriam para o Inferno...
Muitas pessoas acham que religião é algo que não precisa ser discutido ou pensado, mas quando uma bomba explode na sua cara ou na de seus conhecidos e prédios caem por causa dela, seria bom as pessoas pelo menos terem uma idéia de porque isso acontece.
E o pior é que a maioria das religiões causam mortes e massacres há milhares de anos e pouca gente se dá conta disso.
Não seria muito melhor se nossa religião fosse simplesmente a Paz?
Quer ler um livro de Richard Dawkins?
Boa leitura.
Comentários
Achei interessante esse post, porque é isso que observo.
Eu sempre pensei que as religiões devessem representar a paz, o amor, o bem. Mas o que vejo são pessoas discutindo desesperadamente para impor sua opinião e gritar - somente esses conceitos estão certos, e que o resto vá para o inferno!
Pra mim seria simples se religião fosse somente a paz. Sem cerimônias, regras e fanatismo. Simplesmente usar a esperança, a fé e buscar sempre fazer o bem.
Mas quem disse que o mundo é simples?
Beijos e adoro quando você toca em questões meio polêmicas :*
De fato, a religião - assim como qualquer crença ideológica - tende a fixar-se no indivíduo que a segue como uma verdade absoluta; fazendo com que ele se torne intolerante àquilo que difira dele e de seu pensamento.
O Dawkins acaba pecando exatamente nisso, em seu extremismo ateu (e não digo em defesa da religião, posto que também sou ateísta). Simpatizo mais com a visão do Sagan (já leu "O Mundo Assombrado Pelos Demônios"? Se não, recomendo!).
hehe
Esse livro parece ser bem interessante! mesmo, vou procurar para ler...
Abs.
Thamy
Abraço