RICHARD DAWKINS FALA SOBRE RELIGIÃO




Richard Dawkins é um intelectual especializado em diversas áreas científicas que ultimamente tem escrito diversos livros sobre religião e evolucionismo. Aqui, neste pequeno trecho de uma palestra, ele fala sobre como a educação religiosa pode ensinar crianças a serem racistas e intolerantes com outras religiões. Eu estudei em escola Adventista e era mais ou menos isso que alguns professores ensinavam nas aulas, que os Adventistas iriam ser salvos por Jesus e os não-Adventistas iriam para o Inferno...

Muitas pessoas acham que religião é algo que não precisa ser discutido ou pensado, mas quando uma bomba explode na sua cara ou na de seus conhecidos e prédios caem por causa dela, seria bom as pessoas pelo menos terem uma idéia de porque isso acontece.

E o pior é que a maioria das religiões causam mortes e massacres há milhares de anos e pouca gente se dá conta disso.

Não seria muito melhor se nossa religião fosse simplesmente a Paz?

Quer ler um livro de Richard Dawkins?





Boa leitura.

Comentários

M disse…
Eu sempre vi esse livro + nunca me interessei mto, dá próxima vez q eu passar numa livraria, vou dar uma lidinha.
Marina Menezes disse…
Jerri,
Achei interessante esse post, porque é isso que observo.
Eu sempre pensei que as religiões devessem representar a paz, o amor, o bem. Mas o que vejo são pessoas discutindo desesperadamente para impor sua opinião e gritar - somente esses conceitos estão certos, e que o resto vá para o inferno!
Pra mim seria simples se religião fosse somente a paz. Sem cerimônias, regras e fanatismo. Simplesmente usar a esperança, a fé e buscar sempre fazer o bem.
Mas quem disse que o mundo é simples?
Beijos e adoro quando você toca em questões meio polêmicas :*
Rosi Rabelo disse…
Sou a favor de aulas de religião, mas a favor dequelas que explicam a religião. Ou pelo menos seus conceitos mais básicos. Acho que todos deveriamos conhecer as religiões e entender o porque de certos atos antes de julga-los errados e promover assim massacres em nome 'da verdadeira fé'. Acredito que se fosse assim, quem sabe uma possivel Paz não surgisse? Mas acho que é algo que não está nem perto de acontecer..
mari disse…
Sou a favor de aulas que despertam e que formam meros repetidores de opinião.Cada religião com a sua vertente. Deus é um só.
Carol Peters disse…
Jerri,

De fato, a religião - assim como qualquer crença ideológica - tende a fixar-se no indivíduo que a segue como uma verdade absoluta; fazendo com que ele se torne intolerante àquilo que difira dele e de seu pensamento.

O Dawkins acaba pecando exatamente nisso, em seu extremismo ateu (e não digo em defesa da religião, posto que também sou ateísta). Simpatizo mais com a visão do Sagan (já leu "O Mundo Assombrado Pelos Demônios"? Se não, recomendo!).
Unknown disse…
Que bom que você gostou! Estava pensando bem pedir para você ser "O cara sincero que responde as perguntas de forma ácida e direta"

hehe

Esse livro parece ser bem interessante! mesmo, vou procurar para ler...


Abs.

Thamy
Unknown disse…
Jerry, queria que você me respondesse quantos anos teria mentalmente se morasse em Júpter. Beijos
Natália Melo disse…
ah, acho que religião é uma coisa pessoal. vai de cada um sabe? falar da minha pras outras pessoas, tudo bem. mas seguir aquela doutrina ou não, é questão de escolha e fé :) totalmente individual :*
Carlos Ferreira disse…
Amigo Jerri, tenho esse livro como uma das melhores leituras de 2007.

Abraço
MA disse…
Religião é realmente um assunto muito complicado de se descutir. Gera polêmica e sérias discursões. Eu pessoalmente não sigo nenhuma religião e não me afilio a nenhuma igreja, poruqe em todas tem algo de que eu não concordo. Raramente vou em um culto ou uma missa, mas sei que é preciso pelo menos às vezes, ir visitar a casa de Deus. Prefiro seguir minhas próprias opiniões, e claro, acreditar em somente um Deus, que é único e soberano.

Postagens mais visitadas