MARINA ABRAMOVIC – Performance



Nesta performance chamada O ARTISTA ESTÁ PRESENTE, no MOMA em New York, Abramovic coloca ela própria como obra/instalação que pode ser observada por visitantes que podem, por sua vez, sentar-se à sua frente e serem observados por ela. Abramovic passava todas as horas do dia sentada na cadeira, sem sair, e quando alguém sentava a sua frente, ela encarava a pessoa fixamente, até o momento em que ela saísse. Aparentemente a idéia era fazer com que as pessoas dessem um “tempo” no seu dia-à-dia apressado para simplesmente parar e observar outra pessoa e tentar, talvez uma conexão com o outro, coisa que normalmente não podemos ou temos dificuldade de fazer na vida normal.

O que é Performance?

(Texto retirado da Wikipédia)

“A Performance, Art performance ou Performance Artistística é uma modalidade de manifestação artística interdisciplinar que pode combinar teatro, música, poesia ou vídeo. É característica da segunda metade do século XX, mas suas origens estão ligadas aos movimentos de vanguarda (dadaísmo, futurismo, Bauhaus, etc.) do início do século passado.

Difere do happening por ser mais cuidadosamente elaborada e não envolver necessariamente a participação dos espectadores. Em geral, segue um "roteiro" previamente definido, podendo ser reproduzida em outros momentos ou locais. É realizada para uma platéia quase sempre restrita ou mesmo ausente e, assim, depende de registros - através de fotografias, vídeos e/ou memoriais descritivos - para se tornar conhecida do público.”

A Performance é o vale-tudo das artes, onde nada é proibido e tudo é permitido.

Comentários

bia rochaa disse…
JERRI MEU MUSOconfesso que eu achei meio esquisito,mas é bem interessante! <3 i love u
Eliane Leardini disse…
A performance de Marina é avassaladora. Confesso que nenhuma outra exposição me chocou tanto.
Fiquei hipnotizada diante de seu trabalho que me trouxe muitos
questionamentos... Magnifico!

Postagens mais visitadas