domingo, 29 de agosto de 2010

LAURIE ANDERSON - Performance



O SUPERMAN, canção e clip lançados em 1981 que tiraram Laurie Anderson dos fechados círculos dos artistas de vanguarda e a colocaram nas coleções de qualquer apreciador de música moderna com conteúdo.

A primeira vez que vi a Laurie Anderson foi no cinema. Era 1985, eu tinha 19 anos e era sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, que organizava uma Mostra Internacional de Cinema todo ano. E dentre os vários filmes bacanas que eles trouxeram naquele ano, um foi o documentário do show da artista multimídia e performer Laurie Anderson. Com seus cabelos curtos e jeito um tanto masculino, mas sem deixar de ser sexy e linda, ela recitava poemas, contava histórias bizarras, realizava performances e coreografias muito interessantes . Ah, sim, e ainda por cima cantava muito bem. O nome do filme era HOME OF THE BRAVE (TERRA DOS BRAVOS), nome retirado de um verso do hino nacional americano.

Na sessão da meia-noite que assisti, num cine Avenida lotado com mais de 1.000 pessoas (os antigos cinemas de bairro sempre tinham lugares para mais de mil pessoas), várias pessoas dançavam nos corredores laterais e a sessão toda foi uma grande festa à música de vanguarda da época. Levei minha namorada para assistir novamente no outro dia, mas ela ficou com medo do filme/show bizarro da Laurie e pediu para ir embora... :-(

Ainda hoje, não conheço ninguém que consiga se equiparar ou mesmo arrisque imitar o som tão próprio desta debochada crítica da política e da sociedade ocidental.

Casado com o famoso roqueiro Lou Reed, Laurie Anderson, hoje com 63 anos, é uma das grandes artistas experimentais musicais surgidas nos anos 70 que continua em atividade até hoje e com uma criatividade inabalável.

Em 2008, emocionado, assisti o seu show HOMELAND, na abertura do 15º PORTO ALEGRE EM CENA. Mais um pequeno grande sonho realizado. E por apenas R$ 10,00 reais no melhor e mais caro teatro da cidade.

E se você quiser assistir 70 espetáculos de alta qualidade de dança, teatro e música do Brasil e do mundo inteiro por apenas R$ 20,00 (com desconto de 50% para estudantes e outras categorias. Clique aqui.) acesse o site do 17º PORTO ALEGRE EM CENA.


DAR CARNE À MEMÓRIA - HALL OF MIRRORS - Foto de Sofia Schul

E o espetáculo DAR CARNE À MEMÓRIA, que eu estou produzindo, também está na grade de programação do festival. É no dia 22/09. Confira no site.

E não deixe para comprar seus ingressos na hora, pois por preço tão barato, os melhores espetáculos se esgotam nos primeiros dias.

Bom espetáculo!

2 comentários:

. Nanda Lima disse...

Não conhecia ela, mas foi bom adquirir mais esse conhecimento aqui.. kk'
Não gosto muito de POA, mas pelo que vejo é lá que as coisas acontecem. Pena que estou no lado contrário de lá, onde as coisas não acontecem.
Enfim, fica pra próxima (:

V. disse...

Eu amo esse blog
Dah uma olhada no meu
http://osuspirofinal.blogspot.com/