COMO DISCUTIR A RELAÇÃO PARA TENTAR UM RECOMEÇO - Relacionamento







1.  Coisas pelas quais você gostaria de ser apreciado(a)...

Este não é um momento para ser vingativo ou autopiedoso.  Passar batido e ser tomado como certo  e garantido é inevitável em uma relação estável. É importante saber drenar o lago de amargura falando o que nós sentimos que contribuimos para a relação e no que somos bons. No começo do relacionamento, o que era bom sobre ambos era automaticamente óbvio. Mas com o tempo, ficamos mimados. 

2. Quando eu entro em pânico, eu...
Quando nos sentimos pressionados, somos todos capazes de agir de maneiras bem ardilosas. Nos momentos mais calmos,  nós devemos  estar prontos para aceitar nossas excentricidades com elegância. Nós estamos tentando montar nosso próprio manual de tradução, e colocar algumas das coisas menos bonitas do nosso comportamento é menos alarmante e um pouco mais perdoável.

3. Eu provavelmente seria mais normal se o que vou contar não tivesse acontecido na minha infância...

Conhecer o passado de nosso(a) companheiro(a) pode mudar nossas ideias sobre seu comportamento atual. Eles podem não estar apenas sendo complicados, eles podem estar lutando com um legado complexo de seu passado e ainda não sabem como lidar com isso.

4. Pelo que eu gostaria de ser perdoado...

Em nossos momentos mais honestos, nós sabemos que trouxemos determinados problemas para a vida da pessoas amada. Seria estranho se isso não acontecesse. Somos indivíduos complexos, estamos longe de sermos perfeitos. Vamos tentar ser melhores, se nos derem uma chance.

5. Eu gostaria que você percebesse que me magoa quando...

Nós carregamos mágoas que sentimos dificuldade de articular. O que importa é que cada pessoa possa ser escutada e possa mostrar onde os outros a magoaram. Esse exercício não deve reiniciar problemas ou traumas. Ele deve ser feito para tentar solucioná-los de uma vez por todas. E deve ser repetido regulamente, uma vez por semana.

6.  Você me ajudaria a mudar se você...

Nós queremos mudar, mas não conseguimos isso sozinhos. Precisamos da ajuda do outro e que ele se comporte de um jeito que nos aproxime. Ao dizer que existe algo que queremos mudar, não estamos fazendo uma promessa que conseguiremos isso facilmente. Estamos mostrando que não somos indiferentes às nossas próprias falhas.

7. O que eu mais sentiria falta de você seria...

Imagine que você nunca mais viu seu companheiro(a) e através da distância e do tempo pudesse pensar sobre o relacionamento. Do que você sentiria falta?


Texto retirado do vídeo abaixo, do canal the School of Life, um canal com centenas de vídeos sobre questões pessoais e relacionamentos através de uma ótica psicofilosófica que busca aprimorar a Inteligência Emocional nas pessoas. Muitos dos vídeos tem legendas em português.


Comentários

Postagens mais visitadas