CALVIN & HAROLD, de Bill Waterson - Quadrinhos


PARA NUNCA DEIXAR DE SER CRIANÇA

Bom, o Calvin dispensa apresentações para a maioria dos mortais, mas mesmo assim, posto aqui o prefácio do primeiro álbum do Calvin. Eu até gostaria de escrever sobre ele, mas não faria um texto melhor do que o de Trudeau.


"Há poucas fontes de humor mais constantes e regulares do que a mente de uma criança. Muitos cartunistas, ao criar personagens infantis, reconhecem isto, mas quando eles se propõem a captar o ativo mundo infantil, quase sempre se enganam, criando vergonhosamente crianças irreconhecíveis, ou seja, espertinhos, miniaturas de adultos. Culpe-se que à negligência ou às recordações distorcidas, a maioria das pessoas que escrevem histórias em quadrinhos para menores demonstram surpreendente pouco tato - ou fé - ao lidarem com esta fonte original de material que é a infância, em toda a sua simplicidade e doçura.



É neste aspecto que Bill Watterson se mostra tão original quanto seus personagens, Calvin e Haroldo. Watterson o escritor que acertou ao captar com precisão a infância como ela realmente é, com suas constantes mudanças no sistema de referências. Qualquer um que tenha passado algum tempo com uma criança, sabe que para elas, a realidade depende profundamente da situação. Um afirmação que um adulto julga ser uma 'mentira', pode muito bem refletir uma profunda convicção da criança, pelo menos no momento em que esta aflora. A fantasia é tão acessível e é vivida com tal força e freqüência, que pais ressentidos como os de Calvin, convencem-se de estarem sendo manipulados, quando a verdade é muito mais assustadora: eles nem mesmo existem. A criança é ao mesmo tempo rainha e guarda do seu reino, e pode mostrar-se muito exigente quanto aos companheiros que escolhe.

Esta exclusividade, é claro, apenas provoca em alguns adultos a tentativa de recobrar os dons da infância para si próprios para, em realidade, tentar recuperar o irrecuperável. Uns poucos desesperados, fazem coisas que posteriormente os levarão à um centro para doentes nervosos.
O restante de nós, mais sensatos, lêem Calvin e Haroldo."

Garry Trudeau


Comentários

Cammy S. disse…
Caso de infancia perdida né!
Depois que passa não adianta tentar voltar,também acho que a maioria dos desenhos infantis parece adultos de miniatura!
Mas tudo bem!
Gostei do texto Jerri,mas você anda sumido daqui e eu ainda não apareci no outro blog,mas prometo que darei uma passda lá!
beijos!
Thays França disse…
Saudades da minha infância...
Quero voltar!
Revista Capricho disse…
ai, eu amo Calvin e Haroldo! tem um que o Calvin fala asim:
-Haroldo, será que existe vida inteligente fora da Terra?
-Olha Calvin, se eles forem mesmo inteligentes, não vão vir pra cá...
Daí tinha um monte de gente cortando árvore e poluindo o meio-ambiente...
pati romano disse…
vc anda tão sumido aqui...
acho que esses quadrinhos servem tanto pra gente grande quanto pra gente pequena. Como eu: mesmo já sendo bem grandinha, coloco no Barney e Seus Amigos de vez emm quando só pra ver a Demi Lovato e a Selena Gomez...
Beijos!
Paulinha. disse…
Mesmo não fazendo muito tempo que eu sai da infancia por assim dizer, eu já sinto falta :D
Sofia N. disse…
Calvin e Haroldo!!!! Bom demais. Tenho um livro só de histórias deles! Mostra que infância é muito, muito importante!
Bjoo
Marcella Leal disse…
Perfeito esse titulo e amo esses personagens!
Jerri valeu por comentar no meu blog!
Gente entra lá:
www.cabelocorderosa.blogspot.com
•Luuh disse…
adorei! (;
sou nova nesse mundo de blogueiros e tô adorando! *-*
Amelie Heringer disse…
jerri dias nostalgico??!
talvez ...
eo curto o calvin,mas hoje em dia prefiro cyanide and happiness ,humor negro elegante.
muito muito obrigada por cometar no meu blog jerri, ganhei o dia :)
e aproveito pra comentar sobre o post do carnaval:
ASSINO EMBAIXO TOTAL

beijoos :*
Dra. Patrícia disse…
Amo Calvin e Haroldo!! Isso me deu idéia de postar no meu blog sobre eles tb... hehehe... Eles são demais! Já li todos os livros do Bill.. :D
D.Ramírez disse…
Grande Jerri,
Calvin de fato marca época, acho que único em seu universo, tendo alguns seguidores...Acho que uma leitura imperdível, principalmente para quem tem filhos.
Abração!
obrigada por comentar no meu blog
vc sabe como posso ser uma colaboradora do blogs da capricho??????????
vou espera o q vc dise q ia fazer
nunk vi uma FOTO TUA
BJOS
vou fazer um post
sobre vc
espero q olhe e gosteeeeeeeeee
bjossssssssss
Clara Freitas disse…
Calvin e Haroldo! Pra mim eles levam o segundo lugar em termos de quadrinhos, perdendo só pra Mafalda...adoooro!
E quanto ao IPC, li um post teu sobre a instituição e fui dar uma conferida no site...gostei bastante..Mas acho que o melhor pra mim vai ser pela UCPEL mesmo...eles te dão a possibilidade de fazer faculdade no exterior, com bolsa deles e tal...aliás, depois de fazer tour pela Universidade, saí de lá totalmente fanática e doida pra fazer vestibular de uma vez e entrar..MIIL vezes melhor que a Federal daqui, super cheia de recursos...e tem essa da bolsa! Magina eu fazer o meu curso de produção fonográfica na Europa ou até mesmo nos States? Sonho.
HAHAHA

Já tava sentindo falta dos teus comentários inteligentes por aqui, thanks por continuar lendo esse meu blog desatualizado :D
Beijão!
Clara Brito disse…
"O restante de nós, mais sensatos, lêem Calvin e Haroldo."
Sempre *--*

Postagens mais visitadas