CIDADE DAS SOMBRAS (Dark City, EUA, 1998) - Crítica Retrô

Cartaz do filme homenageando METRÓPOLIS.
Clique nas imagens para ampliar.


SINOPSE

John Murdoch desperta em sua banheira com uma única memória de seu passado e imediatamente descobre-se acusado de vários assassinatos, embora não tenha a menor lembrança de tê-los cometido. Um detetive quer leva-lo à justiça ao mesmo tempo em que estranhos seres vampirescos o perseguem pela cidade da noite eterna.

John Murdoch (Rufus Sewell) é o único que percebe que as coisas não são o que parecem na CIDADE DAS SOMBRAS.

O DIRETOR

Depois de O CORVO, que atingiu rapidamente status de cult entre cinéfilos do mundo inteiro, o diretor Alex Proyas realizou um filme ainda mais interessante, visualmente instigante e ousado com CIDADE DAS SOMBRAS. Cult instantâneo, recebeu diversos prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiros em diversos festivais de Cinema Fantástico.
O crítico americano Roger Ebert aclamou-o como o melhor filme americano de 1998.
Seus filmes posteriores são igualmente interessantes, especialmente DIAS DE ENSAIO, uma divertida e absurda comédia sobre uma banda de garagem. EU, ROBÕ, com Will Smith, talvez seja o filme mais fraco de sua carreira, muito provavelmente por causa da pressão de ter que fazer um filme para as massas. Seu último filme, PRESSÁGIO, novamente um drama fantástico, recebeu boas críticas.

O FILME

Um mundo onde a realidade não é o que parece, onde seus habitantes tem memórias de um passado que nunca existiu, onde estranhos controlam tudo e apenas um homem tem o poder de desafiá-los, mas ele ainda não sabe disso.

Lembrou MATRIX?! Mas não é. CIDADE DAS SOMBRAS foi lançado um ano antes e rodado na mesma cidade, Sidney, Austrália. Coincidência? Sincronicidade? Talvez, mas não deixa de ser assombroso o quão similares são alguns detalhes do roteiro, dos diálogos, dos personagens e até dos enquadramentos.

Os "Estranhos" são certamente mais assustadores do que os agentes da MATRIX. E aquela criança no meio deles não está para brincadeiras...

Mas a diferença é que CIDADE DAS SOMBRAS é um filme mais sombrio, mais humano e mais questionador sobre o que é a “realidade” do que sua contraparte repleta de golpes de kung fu e efeitos especiais. Não que CIDADE DAS SOMBRAS não tenha muitos efeitos especiais, eles apenas não são tão espetaculares... bem, talvez alguns sejam. Mas assim como em MATRIX REVOLUTIONS a espetacular batalha final lembrava o primeiro encontro de Miracleman e Johnny Bates, a batalha final de CIDADE DAS SOMBRAS, segundo o próprio diretor Alex Proyas, é uma homenagem a batalha final do mangá AKIRA.

A Disney foi a primeira produtora do filme, mas ao perceber a complexidade do roteiro e da direção que Alex Proyas queria dar ao filme, desistiu do filme. Para nossa sorte, a New Line encampou o projeto e permitiu que Proyas fizesse seu filme com mais liberdade criativa.
Sorte nossa, que agora podemos ter o prazer de assistir essa pérola do Cinema Fantástico (ainda) pouca vista pela maioria dos apreciadores do bom Cinema.

CIDADE DAS SOMBRAS faz justiça a seu título graças à fotografia noir de Dariusz Wolski, que em conjunção com o inspirado desenho de produção de Patrick Tatopoulos, criam uma cidade soturna, caótica e anacrônica, onde têm-se a impressão de se estar vendo um mundo dos anos 50, mas com alguns objetos e pessoas que não deveriam estar lá.
Proyas e sua equipe basearam-se na arquitetura gótica e em filmes expressionistas alemães como METRÓPOLIS e M, ambos de Fritz Lang, para criar a atmosfera densa e pesada do filme, onde até os prédios, literalmente, são personagens da trama.

O passado de John Murdoch com sua esposa nunca existiu. Ou existiu?

A questão do que é real e o que não é real é encarada pelo personagem principal com o costumeiro assombro, mas até o final do filme ele se dará conta de que a realidade é relativa e talvez a realidade definitiva seja aquela que nós mesmo construímos em nossas mentes. E assim como o universo, as realidades possíveis são infinitas.



70.000 VISITAS!

Valeu gente! Espero estar fazendo por merecer...

Comentários

rootsonE disse…
Que maravilha! Maravilha de post, maravilha de filme, maravilha poder acompanhar teu blog e maravilha poder desfrutar dessas maravilhas. A vida é bela msmo.
Anônimo disse…
Nossa Jerri, fiquei toda arrepiada com o Trailer. Muuuuito legal!
Quero assistir esse filme, apesar de que tenho certeza que morrerei de medo! aushaushauhs


Beeijos!
nightrider disse…
gostei muito do filme!o visual lembra muito Metrópolis!e Jennifer Connelly nunca esteve tão linda!ótimo post,viu?
Felipe disse…
https://rezenhando.wordpress.com/2018/01/10/rezenha-critica-cidade-das-sombras-1998/

Postagens mais visitadas