ANOS INCRÍVEIS (The Wonder Years, 1988 – 1993, EUA) – Série


 Kevin Arnold (Fred Savage) segurando os livros que indicam sua futura carreira como escritor, seu irmão Wayne (Jason Hervey), que adora perturbá-lo em casa e na escola, Karen (Olivia D'Abo), sua irmã politizada com fortes inclinações hippies, a mãe Norma (Alley Mills), que acompanha os tempos e passa de dona-de-casa a profissional liberal e o pai Jack (Dan Lauria), o pai conservador que tem dificuldades em lidar com uma América que não é mais aquela em que ele cresceu.


Sinopse

O jovem Kevin Arnold atravessa a adolescência em direção a vida adulta no subúrbio americano no final dos anos 60 e início dos 70.

A série

Apesar de ANOS INCRÍVEIS ser classificada como uma sitcom (comédia de situações), os criadores e roteiristas Neal Marens e Carol Black quebraram as regras da época e inovaram direcionado a série para a comédia dramática, variando bastante entre momentos de humor, drama e um certo lirismo de uma época onde crianças viviam em um mundo mais ingênuo, alienado e simples. Como o próprio narrador / protagonista diz “uma época em que crianças podiam sair sozinhas no início da noite sem medo de terem sua foto estampada em caixas de leite.” Nos EUA, fotos de crianças desaparecidas estampam caixas de leite.

 
Paul (Josh Saviano) e Kevin surpreendem-se com a puberdade feminina.
Durante algum tempo, muita gente acreditou que Josh Saviano havia se tornado o cantor Marilyn Manson.


Aliás, um dos grandes motivos pelo sucesso da série foi justamente o fato dela ter o próprio protagonista adulto (Daniel Stern), que nunca aparece, narrar com uma grande dose de nostalgia suas desventuras, alegrias e tristezas naqueles anos que, para muitos de nós, definem aquilo que seremos quando adultos. Seu protagonista adolescente (Fred Savage) foi o outro grande trunfo da série. Sua espontaneidade, carisma e simpatia ganharam completamente os corações dos espectadores. Impossível não se identificar se você está tentando descobrir seu lugar no mundo e ser uma pessoa melhor do que seus pais.

E a história de Kevin Arnold também não deixa de ser a própria história dos Estados Unidos quando eventos históricos como a Guerra do Vietnã, o movimento hippie, as missões Apolo à Lua e o advento do Feminismo interferem e modificam a vida de Kevin, sua família e amigos.


 Kevin e Winnie Cooper (Danica McKellar), formam um dos casais mais adoráveis das séries americanas.

 
Durante as temporadas, como é comum em séries de longa duração, alguns atores ainda desconhecidos apareceram em diversos episódios, entre eles, Alicia Silverstone (AS PATRICNHAS DE BEVERLY HILLS), Giovanni Ribisi (PARAÍSO) e David Schwimmer (FRIENDS).     

Quando foi exibida, ANOS INCRÍVEIS alcançou níveis de audiência enormes durante a maioria de suas 6 temporadas e foi indicado a 54 prêmios e ganhou 22 deles. Um de seus episódios está na lista dos 100 melhores da história da TV americana e ela foi eleita uma das 20 melhores séries lançadas na década de 80.   

Assista o primeiro episódio legendado na íntegra.



E neste canal do You Tube, você encontra os primeiros 60 episódios legendados.



Comentários

Postagens mais visitadas